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Sobre o Livro

O QUE FAZ ESTE LIVRO VALER A PENA?

Na teoria, não há nenhuma diferença entre teoria e prática. Mas, na prática, há. - Jan van de Snepscheut, Cientista da computação holandês (1953-1994)

Queremos mostrar a você, leitor, porque este livro pode fazer a diferença na sua vida, em meio a tantos títulos nas prateleiras das livrarias sobre o tema. Antes de discorrer a respeito do livro, vamos comentar sobre o panorama geral dos livros de negócios.

Tipos de livros de negócios

No mercado existe milhares de livros ligados ao tema desta obra. Resumidamente, esses livros se dividem em dois grandes grupos:

  • Livros teóricos, geralmente voltados para estudantes de graduação ou pós-graduação. Nesses livros apresentam-se o estado atual do conhecimento estabelecido, que foi e continua em desenvolvimento ao longo dos anos, como qualquer ciência.
  • Livros práticos, voltados para executivos, gerentes e empreendedores. Eles propõem-se a fazer uma ponte mais acessível entre as teorias e o que, de fato, acontece nas empresas.

Quando um estudante conclui um curso superior e começa a trabalhar em uma empresa, ele percebe que a prática é outra história, em geral não mostrada em sala de aula, e nem comumente retratada de forma realista nos livros teóricos.

Claro que, no contexto acadêmico, esses livros cumprem seu papel, o de apresentar a forma pela qual os conceitos da Administração evoluíram e se consolidaram com o tempo. Porém, para uma pessoa autodidata que quer se atualizar, eles têm suas limitações. Falta, em muitos textos, uma visão mais ampla e multidisciplinar, além da recorrente fixação ao que é estabelecido e formalizado, perdendo muito de sua aplicabilidade imediata ao mundo real.

Nos livros teóricos, voltados para o ensino, é comum os autores sentirem-se um tanto forçados a tratar de muitas abordagens, ainda que eles mesmos não se identifiquem nelas, pela sua importância histórica perante a temática do livro e também para ser completo e cumprir ementas disciplinares. O livro precisa ser democrático com as diferentes teorias conflitantes, e não é habitual que um livro didático tome a liberdade de emitir opiniões firmes.

Um livro de Recursos Humanos precisa abordar a questionável "Hierarquia de Necessidades de Maslow"; um livro de administração de produção precisa detalhar as já antigas teses de Taylor, e por aí vai.

Esse enfoque, para aqueles que buscam aplicações práticas e dispõem de pouco tempo, freqüentemente faz muitos livros teóricos parecerem abstratos, prolixos e repletos de trechos dispensáveis, sob o ponto de vista da aplicabilidade.

Quase todo resto da literatura de Negócios é formada pelos livros práticos, como Negócios S/A, que se propõe a apresentar uma abordagem mais informal e livre acerca do tema. Nesse terreno existe um grande filão, de qualidade muito desigual, na qual o leitor pode se inserir, desde que ele consiga peneirar o que realmente vale a pena.

O que é o livro Negócios S/A?

Afinal, como Negócios S/A se enquadra nesse contexto todo?

  • É um livro prático, mas de temática  abrangente, falando de todos os aspectos ligados à administração, incluindo marketing, governança corporativa, ética, RH, tecnologia, finanças, dentre muitos outros temas. A intenção desta obra é representar mais do que apenas pinceladas superficiais.
  • O livro exibe frescor na forma e estilo como lida com os diferentes assuntos, ou seja, o conteúdo não se parece com um resumo de um MBA e também não é mais uma repetição com outra embalagem de tudo que já foi tantas vezes dito.
  • Os capítulos são praticamente independentes um do outro, permitindo que a leitura do livro possa ser feita por partes e em qualquer ordem.
  • A linguagem utilizada é leve e acessível, sem rebuscamentos desnecessários. Não queremos provar que sabemos, queremos apenas transmitir idéias. Usando as palavras de Paul Krugman, prêmio Nobel em Economia, em seu livro A crise de 2008 e a economia da depressão: "Não espere um livro solene, pomposo: os objetivos são tão sérios quanto possível, mas a redação será tão tola quanto o tema exige.". 
  • O texto desta obra é bastante rico em exemplos, apresenta diversos  casos, além de entremear o texto com muitos exemplos para enriquecer os conceitos. Contamos, para isto, com a nossa experiência prática em diversas empresas e consultamos uma ampla bibliografia especializada, além de explorar o rico filão da internet.
  • O livro apresenta uma forte ênfase nas pessoas, porque são a matéria de que as empresas são feitas. Assim, são feitas muitas referências a aspectos da psicologia social, biologia evolucionista, tomada de decisões e pensamento crítico. Inclusive, fugindo do óbvio, o livro também trata de pessoas, relacionamentos e o processo de comunicação.
  • Os autores adotam uma postura crítica em relação a modismos, verdades absolutas, terminologias vazias, clichês, chegando até a contestar, com o devido embasamento, alguns indicadores financeiros considerados sagrados.
  • Apesar da valorização do chamado pensamento crítico, a ideia não é demolir por demolir sem ter algo concreto para pôr no lugar. Os clichês não são todos errados e há muitas meias-verdades. Esta obra busca, sempre, oferecer propostas, ou seja, mostrar alternativas, opções, enfim, enriquecer o repertório do leitor.
  • Os autores destacam a importância, muitas vezes renegada, da matemática. O fato de ser considerado um “bicho-papão” não tira da matemática seu papel fundamental na gestão de negócios, fato esse já reconhecido em países mais desenvolvidos. A conscientização dessa importância pelo leitor tem muito mais valor do que mergulhar de fato na matemática.
  • Mesmo não entrando na esfera teórica, o livro não deixa, eventualmente, de se aprofundar em alguns temas mais técnicos, se eles se fizerem necessários, para que o leitor possa ter uma visão mais aprofundada de uma questão. Mas sempre de uma forma claramente compreensível para o leitor e, de preferência, dentro de um quadro separado do texto principal.

O que Negócios S/A não é?

Negócios S/A não contém o segredo do sucesso.

Infelizmente, o sucesso não tem segredos. É impossível resumir algo tão complexo em cinco ou dez lições ou princípios. As ditas verdades eternas muitas vezes são questionáveis e raramente são eternas.

As fórmulas enunciadas, sem provas sólidas, viram certezas, e depois dogmas. Quando alguém adota dogmas sem criticá-los, é quase certo que se decepcionará posteriormente. Em vez de questionar partes das afirmações, adaptá-las, aperfeiçoá-las, o leitor se refugia na zona de conforto na qual essas teses são respaldadas por autoridades pretensamente reconhecidas.

Livros de auto-ajuda empresarial costumam estar entre os mais vendidos, justamente por apontar fórmulas simples que resultam em caminhos bem definidos em direção ao sucesso, bastando seguir, com disciplina, os preceitos defendidos. Porém, a vida não é tão simples. Seria bom se tudo fosse fácil. Pelo volume de vendas desse tipo de livro, se eles fossem efetivos, o sucesso já deveria estar democratizado. Na prática, sem grandes esforços e dedicação, não se consegue avanços significativos.

No entanto, esse tipo de livro cumpre seu papel, dependendo do leitor, para induzir atitudes mais produtivas, uma maior determinação e uma reflexão sobre valores.

Negócios S/A não defende X porque a empresa Y o adotou.

O livro até cita pessoas e empresas, mas com o intuito de ilustrar. O leitor precisa se conscientizar de que as idéias devem valer pelo que elas contêm e pelos fatos que as fundamentam, e não apenas pelo prestígio dos seus supostos apoiadores ou pretensas pesquisas cuja veracidade ou critérios não podem ser verificados pelo leitor.

Negócios S/A não pode ser resumido sem perder a alma.

É um livro denso, que não adota a filosofia de reiterar diversas vezes o mesmo conceito, o que, como leitores, consideramos muito incômodo. Se o livro apresentasse seu texto aplicando essa filosofia, certamente teria pelo menos o triplo do tamanho.

Negócios S/A não se comunica por fábulas.

Apesar de ser (se bem escrita) uma forma divertida, ela desorganiza a exposição e a torna mais superficial. Isso porque é difícil desenvolver um tema se o formato de uma história prende o estilo do texto.

Idéia básica do livro

Existem muitos estudos sérios sobre quase todos os assuntos referentes à administração, que poderiam servir como uma base efetiva ou, pelo menos, uma fonte de inspiração para as principais práticas administrativas, mas estes estudos estão dispersos, sendo difícil reuni-los. Para piorar, o interessado precisa conseguir distinguir o que vale a pena em meio a uma montanha de sensacionalismos, inconseqüências ou meras irrelevâncias.

A nosso ver, faltam livros de administração que consigam oferecer uma visão geral e multidisciplinar sobre negócios, unindo a teoria à prática com coesão, sem fórmulas milagrosas, temperando com bom senso, pesquisando e interpretando muitos dos melhores trabalhos e estudos já publicados, porém sempre com uma visão forte sobre as pessoas. 

Esse é o nosso (ambicioso) objetivo. Queremos abordar o que pode ser feito como pessoa ou empresa no mundo dos negócios sem perder de vista que não devemos abrir mão de nossa vida individual e nossa busca da felicidade. Por outro lado, não queremos “dourar a pílula” nem fazer promessas mirabolantes ou enunciar verdades absolutas.

Para isso, usando nossa formação acadêmica e larga experiência consultiva e executiva, não medimos esforços para fazer com que este livro funcione como um verdadeiro ponto de partida para os diversos ramos da administração, sem necessidade de pré-requisito por parte do leitor.

Fontes usadas para Negócios S/A

A internet ajudou muito a tornar este livro possível. Qualquer fato, narrativa ou opinião impresso em livro ou revista puderam ser pesquisados na internet e confrontados a visões distintas. Percebemos, para nossa surpresa, que diversos relatos impressos simplesmente não estão oficialmente registrados. Até um acidente de helicóptero, relatado em um livro, não deixou rastro ao confrontarmos tal notícia a um arquivo da aeronáutica norte-americano – o qual contém uma relação completa de acidentes aéreos.

A Amazon e outros sites permitiram que fizéssemos intensas pesquisas bibliográficas para descobrir os melhores livros em cada temática, como jamais poderia ter sido feito no passado. Muitos deles não estão sequer traduzidos ainda para o português.

Artigos científicos de todos os matizes são agora acessíveis, muitos deles com acesso gratuito, o que nos possibilitou o aprofundamento em alguns dos temas mais polêmicos.

Desde final de 2006 temos sempre andado com antenas: conversamos com muitas pessoas, vasculhamos livrarias, enfim, observamos o mundo em busca de novos elementos ou fontes para esta obra. Muitos amigos ou conhecidos nem sabem que algo que falaram ou ponderaram serviriam de inspiração ou mote para pesquisa acerca de algum conteúdo do livro. Aproveitamos o ensejo e agradecemos a todos eles.

Todas as referências utilizadas estão no final do livro e servem como um roteiro de sugestões de leituras adicionais para o leitor. Comentamos o conteúdo de cada um dos livros e recomendamos sua leitura, em duas escalas: * para leitura recomendada ou ** para leitura muito recomendada.

Conteúdo do livro

Após a Introdução (Antes de começar e Pontos de partida), na qual discorremos sobre empreendedorismo, business plan(planos de negócios), franquias e outros temas, prosseguimos examinando pessoas (Pessoas são a base), suas atitudes e comportamentos no que se refere ao ambiente corporativo (autoconfiança, inércia, objetivos, planejamento, organização, eficiência x eficácia, automotivação, informação, criatividade e gestão de tempo).

Depois abordamos as empresas (Empresa, uma coletividade), analisando diversos aspectos que as permeiam. Isso inclui cultura corporativa, valores fundamentais (ética, justiça, verdade, liberdade de expressão e meritocracia), motivação, delegação, liderança, cooperação versus competição, e relacionamentos, destacando o fato de que uma empresa representa, antes de tudo, um conjunto de pessoas.

O item mais básico a interligar um grupo de pessoas é a comunicação, que é o próximo tema tratado (Comunicação é a chave). Essa parte inclui uma discussão oportuna sobre as diferentes formas de comunicação (pessoal, telefone, escrita, e-mail, reunião e apresentação de idéias).

A seguir, a partir do capítulo 7, o livro mergulha nos extensos mares da administração. No sétimo capítulo, Da missão à execução, abordamos estratégia, projetos & processos, tomada de decisão, matemática nas empresas e correlatos. No capítulo seguinte, Organização em ação, discorremos sobre a empresa como um todo, suas estruturas e aspectos de governança corporativa e sustentabilidade. Em Tomando Conta apresentamos uma visão geral de controle, contabilidade e administração financeira. O décimo capítulo, O que faz a roda girar, entra no coração da empresa (compras, marketing, logística e vendas), que deve ser apoiado por tecnologia e recursos humanos, o tema do capítulo, O que apóia a roda.

Preparamos o final do livro em Ligando os pontos, ao mostrar o cimento, com ou sem areia, que liga as diferentes áreas (conhecimento, modismos e consultorias). Finalmente, as Considerações nunca finais fecham a obra, com conclusões e uma prosa sobre Felicidade, que não deveria ser esquecida nem em um livro de negócios.

Entremeando os capítulos, colocamos 4 breves histórias comparativas, bem ricas de ensinamentos (Wal-Mart versus  Kmart versus  Target versus  Sears,  Coca-Cola versus  Pepsi-Cola, IBM versus  Microsoft, e  Ford versus  General Motors versus Toyota), além de diversos cases.

Todos os tópicos são divididos em pequenos trechos com um título, que indica a natureza do conteúdo, assemelhando-se à técnica usada na postagem de um blog. Isso cria uma sensação de pausa para o leitor, maior que um parágrafo, permitindo uma rápida visualização do conteúdo do tópico, além de melhorar o encadeamento de idéias.

Para quem é o livro?

O livro é para você, leitor, quer seja estudante, funcionário, empresário, candidato a empreendedor, administrador público etc. Basta você ser alguém que deseja estar ou já esteja ligado em alguma empresa ou instituição. Ou então, basta você ser uma pessoa interessada neste tema, tão ligado à nossa vida moderna.

Bom proveito.