O QUE FAZ ESTE LIVRO VALER A PENA?
Na teoria, não há nenhuma
diferença entre teoria e prática. Mas, na prática, há. - Jan van de
Snepscheut, Cientista da
computação holandês (1953-1994)
Queremos mostrar a você, leitor, porque este livro pode fazer a diferença
na sua vida, em meio a tantos títulos nas prateleiras das livrarias sobre
o tema. Antes de discorrer a respeito do livro, vamos comentar sobre o
panorama geral dos livros de negócios.
Tipos de livros de negócios
No mercado existe milhares de livros ligados ao tema desta obra.
Resumidamente, esses livros se dividem em dois grandes grupos:
- Livros teóricos, geralmente
voltados para estudantes de graduação ou pós-graduação. Nesses livros
apresentam-se o estado atual do conhecimento estabelecido, que foi e
continua em desenvolvimento ao longo dos anos, como qualquer ciência.
- Livros práticos, voltados
para executivos, gerentes e empreendedores. Eles propõem-se a fazer uma
ponte mais acessível entre as teorias e o que, de fato, acontece nas
empresas.
Quando um estudante conclui um curso superior e começa a trabalhar em uma
empresa, ele percebe que a prática é outra história, em geral não mostrada
em sala de aula, e nem comumente retratada de forma realista nos livros
teóricos.
Claro que, no contexto acadêmico, esses livros cumprem seu papel, o de
apresentar a forma pela qual os conceitos da Administração evoluíram e se
consolidaram com o tempo. Porém, para uma pessoa autodidata que quer se
atualizar, eles têm suas limitações. Falta, em muitos textos, uma visão
mais ampla e multidisciplinar, além da recorrente fixação ao que é
estabelecido e formalizado, perdendo muito de sua aplicabilidade imediata
ao mundo real.
Nos livros teóricos, voltados para o ensino, é comum os autores
sentirem-se um tanto forçados a tratar de muitas abordagens, ainda que
eles mesmos não se identifiquem nelas, pela sua importância histórica
perante a temática do livro e também para ser completo e cumprir ementas
disciplinares. O livro precisa ser democrático com as diferentes teorias
conflitantes, e não é habitual que um livro didático tome a liberdade de
emitir opiniões firmes.
Um livro de Recursos Humanos precisa abordar a questionável "Hierarquia de
Necessidades de Maslow"; um livro de administração de produção precisa
detalhar as já antigas teses de Taylor, e por aí vai.
Esse enfoque, para aqueles que buscam aplicações práticas e dispõem de
pouco tempo, freqüentemente faz muitos livros teóricos parecerem
abstratos, prolixos e repletos de trechos dispensáveis, sob o ponto de
vista da aplicabilidade.
Quase todo resto da literatura de Negócios é formada pelos livros
práticos, como Negócios S/A, que se propõe a apresentar uma
abordagem mais informal e livre acerca do tema. Nesse terreno existe um
grande filão, de qualidade muito desigual, na qual o leitor pode se
inserir, desde que ele consiga peneirar o que realmente vale a pena.
O que é o livro Negócios S/A?
Afinal, como Negócios S/A se enquadra nesse contexto todo?
- É um livro prático,
mas de temática abrangente, falando de todos os aspectos ligados à
administração, incluindo marketing, governança corporativa, ética, RH,
tecnologia, finanças, dentre muitos outros temas. A intenção desta obra é
representar mais do que apenas pinceladas superficiais.
- O livro exibe frescor na forma e estilo como lida
com os diferentes assuntos, ou seja, o conteúdo não se parece com um
resumo de um MBA e também não é mais uma repetição com outra embalagem de
tudo que já foi tantas vezes dito.
- Os capítulos são
praticamente independentes um do outro, permitindo que a leitura do
livro possa ser feita por partes e em qualquer ordem.
- A linguagem utilizada é
leve e acessível, sem rebuscamentos desnecessários. Não queremos
provar que sabemos, queremos apenas transmitir idéias. Usando as palavras
de Paul Krugman, prêmio Nobel em Economia, em seu livro A crise de 2008
e a economia da depressão: "Não espere um livro solene, pomposo: os
objetivos são tão sérios quanto possível, mas a redação será tão tola
quanto o tema exige.".
- O texto desta obra é bastante
rico em exemplos, apresenta diversos casos, além de entremear o
texto com muitos exemplos para enriquecer os conceitos. Contamos, para
isto, com a nossa experiência prática em diversas empresas e consultamos
uma ampla bibliografia especializada, além de explorar o rico filão da
internet.
- O livro apresenta uma
forte ênfase nas pessoas, porque são a matéria de que as empresas são
feitas. Assim, são feitas muitas referências a aspectos da psicologia
social, biologia evolucionista, tomada de decisões e pensamento crítico.
Inclusive, fugindo do óbvio, o livro também trata de pessoas,
relacionamentos e o processo de comunicação.
-
Os autores adotam uma
postura crítica em relação a modismos, verdades absolutas,
terminologias vazias, clichês, chegando até a contestar, com o devido
embasamento, alguns indicadores financeiros considerados sagrados.
- Apesar da valorização do
chamado pensamento crítico, a ideia não é demolir por demolir sem ter algo
concreto para pôr no lugar. Os clichês não são todos errados e há muitas
meias-verdades. Esta obra busca, sempre, oferecer propostas, ou
seja, mostrar alternativas, opções, enfim, enriquecer o repertório do
leitor.
- Os autores destacam a
importância, muitas vezes renegada, da matemática. O fato de ser
considerado um “bicho-papão” não tira da matemática seu papel fundamental
na gestão de negócios, fato esse já reconhecido em países mais
desenvolvidos. A conscientização dessa importância pelo leitor tem muito
mais valor do que mergulhar de fato na matemática.
- Mesmo não entrando na esfera
teórica, o livro não deixa, eventualmente, de se aprofundar em
alguns temas mais técnicos, se eles se fizerem necessários, para que o
leitor possa ter uma visão mais aprofundada de uma questão. Mas sempre de
uma forma claramente compreensível para o leitor e, de preferência, dentro
de um quadro separado do texto principal.
O que Negócios S/A não é?
Negócios S/A não contém o segredo do sucesso.
Infelizmente, o sucesso não tem segredos. É
impossível resumir algo tão complexo em cinco ou dez lições ou princípios.
As ditas verdades eternas muitas vezes são questionáveis e raramente são
eternas.
As fórmulas enunciadas, sem
provas sólidas, viram certezas, e depois dogmas. Quando alguém adota
dogmas sem criticá-los, é quase certo que se decepcionará posteriormente.
Em vez de questionar partes das afirmações, adaptá-las, aperfeiçoá-las, o
leitor se refugia na zona de conforto na qual essas teses são respaldadas
por autoridades pretensamente reconhecidas.
Livros de auto-ajuda
empresarial costumam estar entre os mais vendidos, justamente por apontar
fórmulas simples que resultam em caminhos bem definidos em direção ao
sucesso, bastando seguir, com disciplina, os preceitos defendidos. Porém,
a vida não é tão simples. Seria bom se tudo fosse fácil. Pelo volume de
vendas desse tipo de livro, se eles fossem efetivos, o sucesso já deveria
estar democratizado. Na prática, sem grandes esforços e dedicação, não se
consegue avanços significativos.
No entanto, esse tipo de livro cumpre seu papel, dependendo do leitor, para induzir atitudes mais
produtivas, uma maior determinação e uma reflexão sobre valores.
Negócios S/A não defende X porque a empresa Y o adotou.
O livro até cita pessoas e empresas, mas com o intuito de ilustrar. O
leitor precisa se conscientizar de que as idéias devem valer pelo que elas
contêm e pelos fatos que as fundamentam, e não apenas pelo prestígio dos
seus supostos apoiadores ou pretensas pesquisas cuja veracidade ou
critérios não podem ser verificados pelo leitor.
Negócios S/A não pode ser resumido sem perder a alma.
É um livro denso, que não adota a filosofia de reiterar diversas vezes o mesmo conceito, o que, como
leitores, consideramos muito incômodo. Se o livro apresentasse seu texto
aplicando essa filosofia, certamente teria pelo menos o triplo do tamanho.
Negócios S/A não se comunica por fábulas.
Apesar de ser (se bem escrita) uma forma divertida, ela desorganiza a
exposição e a torna mais superficial. Isso porque é difícil desenvolver um
tema se o formato de uma história prende o estilo do texto.
Idéia básica do livro
Existem muitos estudos sérios sobre quase todos os assuntos referentes à
administração, que poderiam servir como uma base efetiva ou, pelo menos,
uma fonte de inspiração para as principais práticas administrativas, mas
estes estudos estão dispersos, sendo difícil reuni-los. Para piorar, o
interessado precisa conseguir distinguir o que vale a pena em meio a uma
montanha de sensacionalismos, inconseqüências ou meras irrelevâncias.
A nosso ver, faltam livros de administração que consigam oferecer uma
visão geral e multidisciplinar sobre negócios, unindo a teoria à prática
com coesão, sem fórmulas milagrosas, temperando com bom senso, pesquisando
e interpretando muitos dos melhores trabalhos e estudos já publicados,
porém sempre com uma visão forte sobre as pessoas.
Esse é o nosso (ambicioso) objetivo. Queremos abordar o que pode ser feito
como pessoa ou empresa no mundo dos negócios sem perder de vista que não
devemos abrir mão de nossa vida individual e nossa busca da felicidade.
Por outro lado, não queremos “dourar a pílula” nem fazer promessas
mirabolantes ou enunciar verdades absolutas.
Para isso, usando nossa formação acadêmica e larga experiência consultiva
e executiva, não medimos esforços para fazer com que este livro funcione
como um verdadeiro ponto de partida para os diversos ramos da
administração, sem necessidade de pré-requisito por parte do leitor.
Fontes
usadas para Negócios S/A
A internet ajudou muito a tornar este livro possível. Qualquer fato,
narrativa ou opinião impresso em livro ou revista puderam ser pesquisados
na internet e confrontados a visões distintas. Percebemos, para nossa
surpresa, que diversos relatos impressos simplesmente não estão
oficialmente registrados. Até um acidente de helicóptero, relatado em um
livro, não deixou rastro ao confrontarmos tal notícia a um arquivo da
aeronáutica norte-americano – o qual contém uma relação completa de
acidentes aéreos.
A Amazon e outros sites permitiram que fizéssemos intensas pesquisas
bibliográficas para descobrir os melhores livros em cada temática, como
jamais poderia ter sido feito no passado. Muitos deles não
estão sequer traduzidos ainda para o português.
Artigos científicos de todos os matizes são agora acessíveis, muitos deles
com acesso gratuito, o que nos possibilitou o aprofundamento em alguns dos
temas mais polêmicos.
Desde final de 2006 temos sempre andado com antenas: conversamos com
muitas pessoas, vasculhamos livrarias, enfim, observamos o mundo em busca
de novos elementos ou fontes para esta obra. Muitos amigos ou conhecidos
nem sabem que algo que falaram ou ponderaram serviriam de inspiração ou
mote para pesquisa acerca de algum conteúdo do livro. Aproveitamos o
ensejo e agradecemos a todos eles.
Todas as referências utilizadas estão no final do livro e servem como um
roteiro de sugestões de leituras adicionais para o leitor. Comentamos o
conteúdo de cada um dos livros e recomendamos sua leitura, em duas
escalas: * para leitura recomendada ou ** para leitura muito
recomendada.
Conteúdo do livro
Após a Introdução (Antes de começar e
Pontos de partida), na qual discorremos sobre empreendedorismo,
business plan(planos de negócios), franquias e outros temas,
prosseguimos examinando pessoas (Pessoas são a base), suas atitudes
e comportamentos no que se refere ao ambiente corporativo (autoconfiança,
inércia, objetivos, planejamento, organização, eficiência x eficácia,
automotivação, informação, criatividade e gestão de tempo).
Depois abordamos as empresas (Empresa, uma coletividade),
analisando diversos aspectos que as permeiam. Isso inclui cultura
corporativa, valores fundamentais (ética, justiça, verdade, liberdade de
expressão e meritocracia), motivação, delegação, liderança, cooperação
versus competição, e relacionamentos, destacando o fato de que uma
empresa representa, antes de tudo, um conjunto de pessoas.
O item mais básico a interligar um grupo de pessoas é a comunicação, que é
o próximo tema tratado (Comunicação é a chave). Essa parte inclui
uma discussão oportuna sobre as diferentes formas de comunicação (pessoal,
telefone, escrita, e-mail, reunião e apresentação de idéias).
A seguir, a partir do capítulo 7, o livro mergulha nos extensos mares da
administração. No sétimo capítulo, Da missão à execução, abordamos
estratégia, projetos & processos, tomada de decisão, matemática nas
empresas e correlatos. No capítulo seguinte, Organização em ação,
discorremos sobre a empresa como um todo, suas estruturas e aspectos de
governança corporativa e sustentabilidade. Em Tomando Conta
apresentamos uma visão geral de controle, contabilidade e administração
financeira. O décimo capítulo, O que faz a roda girar, entra no
coração da empresa (compras, marketing, logística e vendas), que deve ser
apoiado por tecnologia e recursos humanos, o tema do capítulo, O que
apóia a roda.
Preparamos o final do livro em Ligando os pontos,
ao mostrar o cimento, com ou sem areia, que liga as
diferentes áreas (conhecimento, modismos e consultorias). Finalmente, as
Considerações nunca finais fecham a obra, com conclusões e uma
prosa sobre Felicidade, que não deveria ser esquecida nem em um livro de
negócios.
Entremeando os capítulos, colocamos 4 breves histórias comparativas, bem
ricas de ensinamentos (Wal-Mart versus Kmart versus Target
versus Sears, Coca-Cola versus Pepsi-Cola, IBM versus
Microsoft, e Ford versus General Motors versus Toyota),
além de diversos cases.
Todos os tópicos são divididos em pequenos trechos com um título, que
indica a natureza do conteúdo, assemelhando-se à técnica usada na postagem
de um blog. Isso cria uma sensação de pausa para o leitor, maior que um
parágrafo, permitindo uma rápida visualização do conteúdo do tópico, além
de melhorar o encadeamento de idéias.
Para quem é o livro?
O livro é para você, leitor, quer seja estudante, funcionário, empresário,
candidato a empreendedor, administrador público etc. Basta você ser alguém
que deseja estar ou já esteja ligado em alguma empresa ou instituição. Ou
então, basta você ser uma pessoa interessada neste tema, tão ligado à
nossa vida moderna.
Bom proveito.
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