Administrar uma empresa na era das redes sociais e da competição
globalizada é um exercício profissional e um papel social
progressivamente desafiadores. O número de variáveis internas e
externas que um gestor deve lidar no cotidiano da empresa vem
crescendo de forma acelerada. Nos diversos setores da economia o
padrão de competitividade das empresas tem se elevado de maneira
significativa, tornando a criação e manutenção da diferenciação
estratégica (singularidade) uma luta constante.
Neste cenário, o sucesso empresarial é uma conquista
essencialmente coletiva, uma realização dos colaboradores da
organização em conjunto – e não apenas de empreendedores notáveis.
Assim, as empresas precisam de administradores capazes de fazer as
pessoas atingirem juntas objetivos que não conseguiriam alcançar
sozinhas. Para cumprir esta missão, o administrador tem de exercer
múltiplos papéis, como comunicar claramente os objetivos
estratégicos da empresa; engajar as pessoas na execução das
iniciativas correspondentes; garantir que todos entendam suas
responsabilidades e funções; coordenar as atividades dos processos
sob sua gestão; motivar as pessoas; tomar decisões no tempo certo e
eficazes; dentre outros. Por isso, formar bons administradores é uma
jornada intensa, complexa e fundamental para assegurar o êxito
empresarial, o crescimento econômico e o avanço social do país.
A obra Negócios S/A possui uma rara e preciosa
combinação de orientações e temas que, ao meu ver, são críticos para
desenvolver a capacidade de liderança exigida de administradores em
toda e qualquer organização. Este é o livro que eu, como professor
do MBA da Universidade de São Paulo desde 1999, sentia falta de
poder indicar aos meus alunos. Os autores conseguiram selecionar os
temas da Administração que considero chave para uma gestão eficaz e
os trataram de maneira cirúrgica, focalizando aspectos que as
pessoas levariam anos para aprender. Agora, ao invés de sugerir uma
lista de mais de uma centena de livros, vou poder recomendar apenas
este livro para meus alunos e clientes.
Tive a oportunidade de conhecer e conviver com Paulo e Marcio
Buchsbaum durante a condução de um processo de Planejamento
Estratégico em uma grande rede de varejo. Ambos eram consultores da
empresa especialistas em varejo, e colaboraram no projeto de forma
marcante e muito valiosa. Até hoje guardo aprendizados únicos que me
proporcionaram, graças aos talentos que curiosamente compartilham:
visão estratégica integrada e diferenciada; habilidade de
identificar e discernir os temas estratégicos do negócio, realizando
diagnósticos apurados e precisos; e uma capacidade singular de
construir árvores de hipóteses para orientar o processo decisório da
estratégia. Paulo e Marcio conseguiram imprimir no livro suas mentes
questionadoras e argutas, com uma visão sistêmica dos negócios
temperada com a objetividade proporcionada pela formação na área de
Exatas.
O livro em si é bastante provocativo, mas sem ser
insolente. Usa uma linguagem descontraída, sem ser leviano. É leve,
mas bastante relevante. Funciona como uma visão complementar,
prática e crítica daquela trazida por um MBA de Administração.
Se de um lado o livro é bastante aberto e abrangente,
por outro não se furta de emitir opiniões polêmicas, que nem sempre
os leitores irão concordar. Mas, no mínimo, trará uma reflexão
fundamental para formar a consciência e atitude típicas de um
verdadeiro líder, que, no fundo, é o grande objetivo de Negócios
S/A.
Aguardo a criação e o lançamento deste livro desde a primeira reunião em que tive a
oportunidade de conhecer os autores e suas idéias tão distintivas.
Eu dizia que eles tinham a obrigação de compartilhar com o mundo
seus aprendizados e visões sobre temas tão essenciais para a
administração moderna. Agora, em Negócios S/A, a Cengage
Learning materializa este conhecimento que eu recomendo
efusivamente.
Fernando Luzio
Professor do MBA USP e Sócio-Fundador da Luzio
Consultoria
Autor de "Fazendo a Estratégia Acontecer" (Cengage
Learning – 2010) e articulista da Harvard
Business Review
|