Sobre o Livro
Prefácio
Índice
Os Autores
Onde Comprar
Referências
Blog
Na Imprensa
Comentários
 

 

 

 
Prefácio

Administrar uma empresa na era das redes sociais e da competição globalizada é um exercício profissional e um papel social progressivamente desafiadores. O número de variáveis internas e externas que um gestor deve lidar no cotidiano da empresa vem crescendo de forma acelerada. Nos diversos setores da economia o padrão de competitividade das empresas tem se elevado de maneira significativa, tornando a criação e manutenção da diferenciação estratégica (singularidade) uma luta constante.

Neste cenário, o sucesso empresarial é uma conquista essencialmente coletiva, uma realização dos colaboradores da organização em conjunto – e não apenas de empreendedores notáveis. Assim, as empresas precisam de administradores capazes de fazer as pessoas atingirem juntas objetivos que não conseguiriam alcançar sozinhas. Para cumprir esta missão, o administrador tem de exercer múltiplos papéis, como comunicar claramente os objetivos estratégicos da empresa; engajar as pessoas na execução das iniciativas correspondentes; garantir que todos entendam suas responsabilidades e funções; coordenar as atividades dos processos sob sua gestão; motivar as pessoas; tomar decisões no tempo certo e eficazes; dentre outros. Por isso, formar bons administradores é uma jornada intensa, complexa e fundamental para assegurar o êxito empresarial, o crescimento econômico e o avanço social do país.

A obra Negócios S/A possui uma rara e preciosa combinação de orientações e temas que, ao meu ver, são críticos para desenvolver a capacidade de liderança exigida de administradores em toda e qualquer organização. Este é o livro que eu, como professor do MBA da Universidade de São Paulo desde 1999, sentia falta de poder indicar aos meus alunos. Os autores conseguiram selecionar os temas da Administração que considero chave para uma gestão eficaz e os trataram de maneira cirúrgica, focalizando aspectos que as pessoas levariam anos para aprender. Agora, ao invés de sugerir uma lista de mais de uma centena de livros, vou poder recomendar apenas este livro para meus alunos e clientes.

Tive a oportunidade de conhecer e conviver com Paulo e Marcio Buchsbaum durante a condução de um processo de Planejamento Estratégico em uma grande rede de varejo. Ambos eram consultores da empresa especialistas em varejo, e colaboraram no projeto de forma marcante e muito valiosa. Até hoje guardo aprendizados únicos que me proporcionaram, graças aos talentos que curiosamente compartilham: visão estratégica integrada e diferenciada; habilidade de identificar e discernir os temas estratégicos do negócio, realizando diagnósticos apurados e precisos; e uma capacidade singular de construir árvores de hipóteses para orientar o processo decisório da estratégia. Paulo e Marcio conseguiram imprimir no livro suas mentes questionadoras e argutas, com uma visão sistêmica dos negócios temperada com a objetividade proporcionada pela formação na área de Exatas.

O livro em si é bastante provocativo, mas sem ser insolente. Usa uma linguagem descontraída, sem ser leviano. É leve, mas bastante relevante. Funciona como uma visão complementar, prática e crítica daquela trazida por um MBA de Administração.

Se de um lado o livro é bastante aberto e abrangente, por outro não se furta de emitir opiniões polêmicas, que nem sempre os leitores irão concordar. Mas, no mínimo, trará uma reflexão fundamental para formar a consciência e atitude típicas de um verdadeiro líder, que, no fundo, é o grande objetivo de Negócios S/A.

Aguardo a criação e o lançamento deste livro desde a primeira reunião em que tive a oportunidade de conhecer os autores e suas idéias tão distintivas. Eu dizia que eles tinham a obrigação de compartilhar com o mundo seus aprendizados e visões sobre temas tão essenciais para a administração moderna. Agora, em Negócios S/A, a Cengage Learning materializa este conhecimento que eu recomendo efusivamente.  


Fernando Luzio
Professor do MBA USP e Sócio-Fundador da Luzio Consultoria
Autor de "Fazendo a Estratégia Acontecer" (Cengage Learning – 2010) e articulista da Harvard Business Review