Introdução
Marcamos alguns livros como *, quando recomendamos a leitura
e como ** quando recomendamos muito a leitura, classificação
esta restrita a livros não didáticos.
Todas as referências à internet citadas foram acessadas em 11 de
dezembro de 2010 e podem não representar um endereço válido no
momento da leitura.
As referências abaixo representam uma seleção do material utilizado
na confecção do livro. No caso da Internet, para não ficar uma
relação exaustiva, listamos apenas as fontes mais utilizadas.
Bibliografia
-
ANDERSON, Chris - A cauda longa. 1.
ed. São Paulo: Campus, 2006. 256 p. - Interessante abordagem, com bons
exemplos, embora as teses sejam um pouco exageradas. A cauda longa é um
ingrediente a mais, mas que não irá substituir o mercado de massa.
-
ANDERSON, Chris. Free - grátis: o futuro dos preços.
1. ed. São Paulo: Campus, 2009, 288 p. - Histórias e considerações a respeito
da economia do Grátis. Como seu livro anterior, o autor não cria um novo
paradigma, mas mostra um enfoque que vale considerar.
-
**ARIELY, Dan. Previsivelmente irracional. 1. ed.
São Paulo: Campus, 2008. 304 p. - Um fascinante livro sobre a interação entre
comportamento, vida cotidiana e economia, baseado em experiências, do mesmo
molde das utilizadas em psicologia social.
-
**ARONSON,
Elliot. Social animal. 10. ed. New York: Worth, 2007.
431 p. - Nosso livro favorito sobre o fascinante mundo da psicologia social,
que chegou a ser traduzido para o português em 1977 como "Animal
Social".
-
AURÉLIO, Marco. O Guia do imperador. 1. ed. São Paulo:
Planeta, 2007. 206 p. - Um livro que exibe o lado filosófico do famoso
imperador romano.
-
BAZERMAN, Max. Processo decisório. 3. ed. São Paulo:
Campus, 2004. 336 p. - Um compêndio sobre tomada de decisão, com texto agradável
e muitos exemplos.
-
BODIE, Zvi; KANE, Alex; MARCUS, Alan. Investments.
1. ed. New York: McGraw-Hill, 2004. 1090 p. - Livro didático que abrange
a grande maioria dos aspectos não avançados do tema.
-
BOONE, Louis. Quotable business. 1. ed. New
York: Random House, 1999. 368 p. - Citações dos mundos dos negócios, com
qualidade desigual.
-
BOWERSOX, Donald; CLOSS, David. Logistical
management 1. ed. McGraw-Hill, 1996. 752 p. - Um dos melhores livros
didáticos sobre logística.
-
BRAGG, Steven. Business ratios and formulas.
2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2006. 384 p. - Uma grande
coleção de métricas diversas do mundo dos negócios.
-
BRANDENBURGER, Adam; NALEBUFF, Barry. Co-opetição. 1. ed.
Rio de Janeiro: Rocco, 1996. 312 p. - Descreve e exemplifica como a competição
e a cooperação se mesclam entre os diferentes papéis (clientes, concorrentes,
fornecedores) no mundo dos negócios, sob o prisma da badalada teoria dos jogos.
- BRICKLEY et al. Designing organizations to
create value. 1. ed. New York: McGraw-Hill, 2003. 320 p. - Livro-texto que
relaciona estrutura organizacional com estratégia.
-
*BUCHSBAUM, Paulo. Frases geniais (que você gostaria de
ter dito). 1. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. 440 p. - Coletânea de
frases compiladas por um dos autores, que foca na qualidade e organização da
seleção de frases.
-
*CAMPBELL-KELLY,
Martin; ASPRAY, William. Computers (a history of the information machine).
2. ed. Boulder, USA: Westview Press, 2004. 360 p. - Um livro
extremamente informativo que dá um relato com muitas tintas empresariais da
história da computação.
-
**CARNEGIE, Dale. Como evitar preocupações e começar a
viver. 37. ed. São Paulo: IBEP Nacional - 2003. 413 p. - Um dos primeiro
livros influentes de autoajuda sobre felicidade. Bem escrito, com muitas
histórias e abordando a felicidade sob diversos ângulos, buscando a
identificação com o leitor. Contrasta de forma flagrante com muitos livros de
autoajuda atual, que parecem mantras repetitivos.
-
*CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar
pessoas. 48. ed. São Paulo: IBEP Nacional - 2000. 320 p. - Pai de todos os
livros de autoajuda, é um material rico, repleto de causos e bem escrito. Aqui
e acolá contém uns trechos mais manipulativos, que o leitor poderá rechaçar.
-
**CARROLL, Paul; MUI, Chunka. Lições de 1 bilhão de dólares.
1. ed. Rio de Janeiro: Best Business, 2010. 375 p. - Apesar do título algo
chamativo, um livro que dá lições memoráveis sobre negócios, ligando à
psicologia de grupo.
-
CARTON, Robert; HOFER,
Charles. Measuring organizational performance. 1. ed. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing,
2006. 276 p. - Abordagem teórica sobre métricas.
-
CERUZZI, Paul. A history of modern computing.
2. ed. Cambridge, USA: MIT Press, 2003. 459 p. - Tecnicista demais,
para um assunto multidisciplinar.
-
**CIALDINI, Robert. O poder da persuasão. 1. ed..
São Paulo: Campus, 2006. 336 p. - O melhor livro sobre persuasão até hoje
escrito, não se trata de autoajuda, mas sim desdobramentos de pesquisas
acadêmicas.
-
*CIALDINI,
Robert; GOLDSTEIN, Noah; MARTIN, Steve. Yes! 50 scientifically proven
ways to be persuasive. 1. ed. New York: Free Press, 2008. 272 p. –
Serve como um complemento do livro “O poder da persuasão”.
-
**COLIN, Emerson. Pesquisa operacional
- 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e
vendas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 524 p. - Livro prático e
acessível sobre o fascinante mundo da ciência da gestão, rico em exemplos, que
ilustram de forma poderosa o poder da matemática no mundo dos negócios.
-
COLLINS, David. Management fads and
buzzwords: critical-practical perspectives. 1. ed. London: Routledge,
2000. 432 p. - Ocupa-se em demolir, de forma bem fundamentada mas desigual, os
principais modismos dos anos 80 e 90, incluindo reengenharia, qualidade total,
etc.
-
COLLINS, Jim. Empresas feitas para vencer. 9. ed. São
Paulo: Campus, 2001. 396 p. - Badalado livro escrito por um dos “gurus” da
administração que tem algumas dicas válidas. O valor científico proclamado pelo
livro é fraco.
-
*CONE, Steve. Roube estas ideias. 1. ed. São Paulo:
M.Books, 2007. 198 p. - Exposição descontraída e interessante de várias ideias
ligadas ao marketing, especialmente publicidade.
-
*CONNIFF, Richard. A história natural dos ricos. 1.
ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 392 p. - Jornalista científico se infiltra no
mundo dos ricos e faz um divertido relato da vida deles, tratados como
subespécie, com analogias à Biologia.
-
COVERT, Jack; SATTERSTEN, Todd. 100 melhores livros de
negócios de todos os tempos. 1. ed. São Paulo: Campus, 2010. 320 p. -
Resenha de 100 livros de negócios, de qualidade variável, incluindo
adicionalmente sugestão de alguns filmes.
-
CRAIG, David. Rip-off! The scandalous inside
story of the management consulting money machine. 1. ed. London: Original
Book, 2005. 320 p. - Ex-consultor relata sua vasta experiência nas grandes
empresas de consultoria.
-
CRISTOPHER, William - Holistic management:
managing what matters for company success. 1. ed. New Jersey:
Wiley-Interscience, 2007. 503 p. - Texto hermético citado como exemplo nesse
livro.
-
DAFT, Richard - Administração. 6. Ed. São
Paulo: Cengage Learning, 2005. 581 p. - Livro didático clássico, com uma
boa dose de exemplos práticos.
-
DAFT, Richard. Organização - teoria e projeto. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 627 p. - Livro
didático clássico, rico em exemplos.
- DAMODARAN, Aswath. Finanças corporativas
(teoria e prática) - 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 796 p. - Um dos
melhores livros didáticos nessa área de um autor com muitos títulos.
-
*DAWKINS,
Richard. Gene egoísta - 2. ed. São Paulo: Companhia das
Letras, 2007. 544 p.- Livro clássico de divulgação científica da Evolução das
espécies, desenvolvendo a metáfora que, na verdade, os genes usam o corpo para
se reproduzir.
-
*DAWKINS,
Richard. O capelão do diabo. 1. ed. São Paulo: Companhia das
Letras, 2005. 464 p. - Livro de crônicas, algumas muito interessantes.
-
DAY, George; REIBSTEIN, David. Wharton on
dynamic competitive strategy. 1. ed. New Jersey: John Wiley &
Sons, 1997. 480 p. - Composto de uma coletânea de artigos, de interesse
variado.
-
DEGEN, Ronald. O empreendedor (empreender como opção de
carreira). 1. ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2009. 384 p. - Visão
prática de empreendendorismo, estimulando o leitor para a ação.
-
DENNIS, Felix. How to get rich. 1.
ed. New York: Portfolio, 2006. 320 p. - Milionário excêntrico descreve com
humor sua trajetória. Não se deve levar muito a sério, mas tem boas dicas sobre
uma série de assuntos, principalmente sobre negociação.
-
*DOMINGOS, Carlos. Oportunidades disfarçadas. 1. ed. Rio
de Janeiro: Sextante - 2009. 304 p. - Muitas histórias fascinantes de
empreendedorismo, nos mais diferentes contextos. Algumas delas são fábulas ou
romanceadas, mas ainda assim inspiradoras.
-
*FALLON, Patt; SENN, Fred. Criatividade: espremendo a
laranja. 1. ed. São Paulo: M. Books. 2007. 202 p. - Livro inspirador sobre
os trabalhos de uma agência. Esses trabalhos de fato criam um conceito
personalizado para cada cliente, fugindo das receitas prontas.
-
FEW, Stephen. Information dashboard design.
1. ed. Cambridge, USA: O'Reilly - 2006. 224 p. - Uma visão abrangente
sobre painéis de bordo (dashboards), com muitas dicas.
-
*FRANK, Robert. O naturalista da economia.
1. ed. Rio de Janeiro: Best Business, 2009. 265 p. - O livro tem um formato de
enigmas e soluções. O autor usa raciocínios econômicos simples para
decifrá-los, embora, por vezes, escorregue um pouco.
-
FRIEDMAN, Thomas - Hot, flat and crowded.
1. ed. Farrar, Straus and Giroux, 2008. 448 p. - Visão interessante mas
excessivamente verbosa e otimista sobre os problemas de aquecimento global e
superpopulação, com propostas de soluções.
-
*FRIEDMAN, Thomas. O mundo é plano. 3. ed. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2009. 640 p. - Embora prolixo, livro fundamental para um
empreendedor que queira conhecer as oportunidades que apareceram neste novo
século.
-
FUGERE, Brian; HARDAWAY, Chelsea e WARSHAWSKY,
Jon. Por que os homens de negócios falam como idiotas? 1. ed. Rio
de Janeiro: Best Seller, 2007. 204 p. - Algumas tiradas engraçadas em um livro
desigual.
-
*FURNHAM, Adrian. Management and myths: challenging
the fads, fallacies and fashion. 1. ed. London: Palgrave MacMillan,
2004 224 p. - A introdução vale pelo livro. Furnham, que é da área de psicologia,
disseca porque os modismos surgem, se espalham e depois morrem.
-
FUTRELL, Charles. Vendas - fundamentos e novas práticas de gestão.
7. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 521 p. - Livro didático, contendo alguns
pontos relevantes e aplicáveis.
-
*GEHRINGER, Max. Superdicas para impulsionar sua carreira.
1. ed. - São Paulo: Saraiva, 2009 136 p. Toques práticos de quem viveu uma
carreira de sucesso e acumulou sabedoria.
-
GERSTNER, Louis. Quem disse os elefantes
não dançam? 1. ed. São Paulo: Campus, 2002. 336 p. - Interessante relato
da virada da IBM, na voz de seu condutor.
-
**GILBERT, Daniel. O que nos faz felizes. 1. ed.
São Paulo: Campus, 2006. 262 p. - Faz uma análise científica, com componentes
de neurociências, de fatores que afetam a percepção da felicidade, memória,
etc. Fascinante, mas o título não é totalmente fidedigno.
-
*GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. 5. ed.
Rio de Janeiro: Objetiva, 1996. 378 p. - Um livro clássico, que marcou o
reconhecimento da importância de saber se relacionar com os outros e consigo
mesmo, como ingrediente importante para a competência profissional e para a
vida, como um todo.
-
**GONÇALVES, Carlos; RODRIGUES, Mauro.
Sob a lupa do economista. 1. ed. São Paulo: Campus, 2009. 248 p.
- Tópicos curtos e muito bem escritos sobre a aplicação da economia e do bom
senso em questões de todos os calibres.
-
GOODMAN, Ted. The Forbes book of business
quotations. 90. ed. New York: Black Dog & Leventhal, 2007. 704
p. - Milhares de frases de negócios, com qualidade heterogênea.
-
*GONZALES,
Laurence. Deep survival. who lives, who dies, and why. 1. ed. New
York: W. W. Norton, 2004. 318 p. – Descreve como o ser humano se comporta em
situações extremas fazendo paralelos com a tomada de decisões nas empresas.
-
*GROSS, Daniel. Forbes’ greatest business
stories of all time. 1. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 1996,
368 p. - Muitas histórias interessantes e bem contadas.
-
**HARRIS, Judith. The nurture assumption.
Rev. ed. New York: Free Press, 2008. 448 p. - Embora polêmico, um livro
essencial para entender como as crianças são transformadas em diferentes tipos
de adultos, contendo conceitos que são muito úteis na gestão de grupos.
-
HARTLEY, Robert. Management mistakes & successes
3. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 1991. 396 p. - Descrição
divertida, embora nem sempre relevante, de erros cometidos por empresas.
-
HARTLEY, Robert Marketing
mistakes and successes. 8. ed. New Jersey: John Wiley
& Sons, 2000. 359 p. - Muitas casos, com destaque para erros ou
gafes de Marketing cometidos em algumas das grandes empresas.
-
*HARVEY, Jerry.
The Abilene paradox and other meditations on management. 1.ed.
San Francisco: Jossey-Bass, 1988. 160 p. - Através de parábolas,
mostra como o ser humano se comporta de forma absolutamente irracional quando
inserido num grupo.
-
HAWKINS, Del; MOTHERSBAUGH, David; BEST, Roger. Comportamento
do consumidor. 10. ed. São Paulo: Campus, 2007. 508 p. - Livro didático,
com riqueza de exemplos.
-
HILL, Charles; JONES, Gareth. Strategic
management. 8. ed. Boston: South-Western College Pub, 2007. 544 p. -
Livro didático clássico da área de Estratégia.
-
*HONORÉ, Carl. Devagar. 1 ed. Rio de Janeiro: Record,
2005. 352 p. - Interessante livro que discorre, através de muitos casos e
reflexões, o valor de desacelerar para se aproveitar melhor as diferentes
facetas da vidas. Às vezes, falta mais profundidade nas análises, mas vale pela
riqueza do tema.
-
HOPKINS, Claude. Scientific advertising.
1. ed. Charleston, USA: CreateSpace (Amazon). 2010. 90 p. - Livro
clássico, original de 1923, precursor da corrente racional da Publicidade.
-
HREBINIAK, Lawrence. Fazendo a estratégia funcionar. 1.
ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 378 p. - Um texto longo e cansativo, mas com
alguns pontos de vista relevantes.
-
*HUBBARD, Douglas. How to measure anything (finding the value of intangible things). 1.
ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2007 304 p. - Em linguagem coloquial, o
autor desafia crenças arraigadas no campo da mensuração e avaliação e propõe
metodologias eficazes.
-
HUNTER, James. O monge executivo. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante,
2004. 144 p. - Clássico livro de autoajuda empresarial, que idealiza demais o
tema de liderança.
-
*KAHNEY, Leander. A cabeça de Steve Jobs. - 1. ed.
Rio de Janeiro: Agir, 2008. 304 p. - História da Apple centrada na figura de
Jobs, enfatizando aspectos positivos e negativos.
-
KERIN, Roger et al. Marketing. 8. ed. New York: McGraw-Hill, 2008. 733 p. - Livro didático bem estruturado muito rico em
exemplos práticos.
-
**KIDA, Thomas. Não acredite em tudo que você pensa.
1. ed. São Paulo: Campus, 2007. 305 p. - Excelente livro introdutório sobre
porque nossa avaliação do que acontece é tão falha.
-
*KIM, Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano
azul. 20. ed. São Paulo: Campus, 2005. 268 p. - Defesa da criatividade e
um método para aplicá-la no estabelecimento de uma diferenciação estratégica
original, com vários exemplos.
- KOTLER, Philip; KELLER,
Kevin. Marketing management. 12. ed. New Jersey: Prentice Hall, 2006.
816 p. - Livro-texto clássico de Marketing.
-
KOUZES, James; POSNER, Barry. O desafio da liderança. 3.
ed. São Paulo: Campus, 2003. 472 p. - Algumas passagens interessantes em um
livro que se extende muito.
-
*KODUKULA,
Prasad; PAPUDESU, Chandra. Project valuation using real options: a
practitioner's guide. 1. ed. Fort Lauderdale, USA: J. Ross, 2006.
256 p. - Talvez o livro mais prático e acessível de opções reais já lançado.
Opções reais é um método moderno de avaliação de projetos que considera de
forma mais realista as incertezas.
-
KRAKAUER, Jon. Na natureza selvagem. 1. ed. São Paulo:
Companhia das Letras, 1998. 214 p. - Uma história real de como o excesso de
autoconfiança pode levar alguém à morte.
-
KÜSTENMACHER, Werner; SEIWERT, Lothar. Simplifique sua vida.
1. ed. Curitiba: Fundamento, 2004. 224 p. - Livro de autoajuda com os vícios
usuais, com alguns lampejos.
-
LAMA, Dalai; CUTLER, Howard. A arte da felicidade. 1. ed.
São Paulo: Martins Fontes, 2004. 376 p. - Uma visão muito enviesada para a
filosofia do autor.
-
*LANCE, Steve; WOLL, Jeff. O livro azul da propaganda
1. ed. São Paulo: Campus, 2006. 233 p. - Muitas observações perspicazes sobre
o mundo da propaganda.
-
*LAYARD, Richard. Felicidade (lições de uma nova
ciência). 1. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2008. 352 p. - Aborda a
felicidade sob diversos ângulos, na visão de um economista, mas com incursões
em psicologia e biologia evolucionista, rico em conteúdo e dados.
-
*LEVIT, Steven;
DUBNER, Stephen. Freakonomics Ed. rev. São Paulo: Campus,
2007. 360 p. - Mostra através de raciocínios lógicos como o senso comum muitas
vezes se distancia da realidade, portanto sendo uma base fraca para a tomada de
decisões.
-
*LEVY, David. Tools of critical thinking. 2.
ed. Long Grove, USA: Waveland Press, 2009; 298 p. - Rica explanação,
repleta de exemplos, das 30 armadilhas que prejudicam a exatidão do raciocínio.
-
*LIKER, Jeffrey. O modelo Toyota 1. ed. Porto Alegre:
Bookman, 2005. 320 p. - Explica de forma clara e sucinta a filosofia da
Toyota, embora sob um viés favorável.
-
*LILIENFELD, Scott et al. Os 50 maiores mitos da psicologia
popular. 1. ed. São Paulo: Editora Gente, 2010. 381 p. - Desmistifica
muitas das crenças usuais da população sobre temas populares da psicologia.
-
LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo. 1. ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira - 2009. 208 p. - Algumas teses muito questionáveis
comprometem a credibilidade do livro.
-
*LUENBERGER, David.
Investment science - 1. ed. New York: Oxford University Press,
1997. 512 p. - Luenberger atua na área de pesquisa operacional e não
finanças, assim ele transmite uma visão não convencional, de uma forma
agradável, com bons exemplos.
-
*LUZIO, Fernando. Fazendo a estratégia acontecer. 1. ed.
Cengage Learning, 2010. 287 p. - Bem produzido e ilustrado, apresenta de forma
simples a conceituação de estratégia, acompanhado de uma visão prática e bem
didática do desdobramento do planejamento estratégico, usando o BSC.
-
*MADIA, Francisco. O grande livro de marketing. 1. ed. São
Paulo: M. Books - 2007. 440 p. - Provocativo e rico de exemplos, dentro de um
tom espetaculoso e dogmático.
-
*MADIA, Francisco. Os 50 mandamentos do marketing.
1. ed. São Paulo: M.Books, 2005. 432 p. - Muito rico de exemplos de marketing
com bons comentários. O título refere-se mais a divisão de temas.
-
*MAKOWER, Joel. A economia verde. 1. ed. São Paulo:
Editora Gente, 2009. 304 p. - Uma abordagem bem escrita, fresca e atualizada
sobre um tema quente.
-
*MARTINS, Eduardo. Manual de redação e estilo - Estado
de São Paulo. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna, 1997. 400 p. - Muito bem
realizado e preciso, apresenta as principais questões da língua portuguesa do
Brasil em ordem alfabética. Obviamente, não contempla a Reforma Ortográfica
-
MATHIS, Robert; JACKSON, John. Human resource
management. 13. ed. Boston: South-Western College Pub, 2007. 664 p.
- Um bom livro didático sobre recursos humanos, ainda sem tradução para o
português.
-
MAYO, Anthony; NOHRIA, Nitin. In their time:
the greatest business leaders of the twentieth century. 1. ed.
Boston: Harvard Business Press, 2005. 444 p. - Volumosa e bem pesquisada fonte
de referência.
-
MCCONNELL, Steve. Code complete: a practical
handbook of software construction. 2. ed. Redmond, USA: Microsoft
Press, 2004. 960 p. - Um dos prestigiosos livros sobre construção de programas,
que vai desde a especificação até a escrita do código
-
*MENDES, João Ricardo Barroca. Gerenciamento de
projetos (na visão de um gerente de projetos). 1. ed. Rio de Janeiro:
Editora Ciência Moderna, 2006. 344 p. - Livro muito prático sobre gestão de
projetos, com uma visão pessoal e bem interessante, de fácil leitura.
-
**MENNA BARRETO, Roberto. Criatividade no trabalho e na
vida. 2. ed. São Paulo: Summus, 1997. 352 p. - Um grande livro sobre
criatividade. Estimulante.
-
MINTZBERG, Henry Managing - desvendando o dia a dia da gestão.
1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 304 p. - Livro que mostra a diferença entre
a vida real e a idealização, no que se refere à liderança e a gestão.
-
**MLODINOW, Leonard. O Andar do bêbado. 1. ed. Rio de
Janeiro: Zahar, 2009. 264 p. - Livro impactante que convence o leitor do papel
crucial do acaso em nossas vidas. O autor, que é físico e escritor, usa
histórias, mas também estatística e experiências científicas. Ele também
discorre sobre como tirar proveito dessa "triste" conclusão.
-
MORRIS, Desmond. A essência da felicidade. 1. ed. Rio de
Janeiro: Rocco, 2006. 184 p. - Algumas sacadas interessantes, em um tema já muito
explorado.
-
MYERS, David. Psicologia social. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC,
2000. 422 p. - Livro didático de um tema muito palpitante, mas sem o sabor do
"Social animal".
-
*NALEBUFF, Barry; AYRES, Ian. Você pode tudo - ideias
criativas para os problemas do dia a dia. 1. ed. São Paulo: Negócio, 2004.
232 p. - Contém diversos caminhos para ser criativo na prática. Bem bolado.
-
ORTEGA, Bob. In Sam we trust. 1. ed. New York: Crown Business, 1998. 413 p. - Livro interessante, com um tom de denúncia
equilibrado, que seria beneficiado, em alguns pontos, por uma melhor
organização e escrita. Aborda também sobre a K-Mart.
-
O'SHEA, James; MADIGAN, Charles. Dangerous
company: the consulting powerhouses and the businesses they save and ruin. 1.
ed. New York: Times Books, 1997. 355 p. - Contém histórias de prejuízos
provocados por renomadas empresas de consultoria em um livro que se alonga
demais.
-
PARMENTER, David. Key performance indicators
- 1. ed. New York: John Willey & Sons, 2007. 236 p. - Abordagem teórica
sobre indicadores.
-
PARODI, Lorenzo. Manual das fraudes. 2. ed. Rio de
Janeiro: Brasport, 2008. 440 p. - Extenso e interessante manual sobre os mais
diversos golpes, com destaque para o mundo da internet.
-
PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos
da linguagem corporal. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. 272 p. -
Apesar do estilo best-seller e de algumas conjeturas sem embasamento, tem uma
boa coleção de dicas, com algumas ilustrações, que ajudam a interpretar os
sinais não verbais de um interlocutor.
-
*PENDERGRAST, Mark. Por Deus, pela pátria e
pela Coca-Cola. 1. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1993. 472 p. - História
longa, mas muito interessante sobre essa legendária empresa, com algumas
incursões sobre a Pepsi.
-
*PENG, Mike. Estratégia global - 1. ed. São Paulo: Cengage
Learning, 2008. 392 p. - Livro original e bem escrito sobre empresas globais,
de um ponto de vista multicultural, saindo do umbigo da
empresa-ianque-que-conquista-o-mundo. Bastante embasado em pesquisas e
exemplos.
-
*PENN, Mark. Microtendências. 1. ed. São Paulo:
Best Seller, 2008. 588 p. - Aborda diversas pequenas minorias, com foco nos
EUA, cada uma com sua quota potencial de influência e consumo. Bom para
contestar aqueles que defendem uma visão homogênea e massificada do mercado.
-
**PFEFFER, Jeffrey; SUTTON, Robert. A verdade dos fatos.
1. ed. São Paulo: Campus, 2006. 336 p. - Ótimo livro que provoca uma visão
crítica no leitor sobre muitos dogmas existentes na administração.
-
PFLAEGING, Niels. Liderando com metas
flexíveis (beyond budget). 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 272
p. - Um livro repetitivo, embora bom para servir como contraponto às ideias
convencionais. Além disso, infelizmente, o livro distorce e seleciona as
abordagens para tentar convencer o leitor, como no estudo do caso da empresa
AES.
-
*PINAULT, Lewis.
Consulting demons: inside the unscrupulous world of global corporate
consulting. 1. ed. New York: Harper, 2001. 288 p. - O mais aclamado
libelo contra consultorias inescrupulosas, escrito por um experiente ex-consultor.
-
**PINKER, Steven. Tábula rasa. 1. ed. São Paulo:
Companhia das Letras, 2004. 672 p. - Livro denso discutindo a relação entre
cultura, ambiente e genética, combatendo a ideia que o recém-nascido é uma
tábula rasa, pronta para ser preenchida por pais e educadores.
-
RAYNOR, Michael. The strategy paradox. 1.
ed. - New York: Crown Business, 2007. 320 p. - Diante de um mundo em
constante mutação, o autor propõe um maior foco na gestão das incertezas, de
modo a estar sempre questionando as escolhas estratégicas.
-
RESSLER, Cali; THOMPSON, Jody. Why work sucks
and how to fix It: No schedules, no meetings, no joke - the simple change that can
make your job terrific. 1. ed. Portfolio, 2008 - Relato de
uma experiência pessoal das autoras na Target.
-
RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento - a batalha por sua
mente. 1. ed. São Paulo: M.Books, 2009. 216 p. - Verdades
ditas de forma bombástica, que são, no mínimo, questionáveis.
-
*ROSENZWEIG,
Phil. The halo effect. 1. ed. New York: Free Press, 2007. 256 p.
- Desmistifica o trabalho de alguns best-sellers que derivam princípios de
gestão a partir da análise de um conjunto de empresas bem-sucedidas, mostrando
diversas distorções nesse tipo de trabalho.
-
RUBINSTEIN, James. Making and selling cars.
1. ed. Baltimore: John Hopkins University Press - 2001. 401 p. - Dentro
de um tema tão quente, poderia ser mais bem explorado e melhor escrito.
-
*SALSBURG, David. Uma senhora toma chá - como a estatística
revolucionou a ciência do século XX. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
288 p. - Histórias saborosas da evolução de uma ciência fundamental, embora
ainda renegada. O livro perde um pouco para quem não tem familiaridade com o
tema.
-
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 3. ed. São Paulo:
Campus, 2003. 390 p. - Manual sobre publicidade escrito por quem faz, com
muitos casos dos anos 90.
-
SAPOLSKY, Robert. Por que as zebras não têm úlceras? 1.
ed. Brasília: Francis, 2008. 592 p.- Um relato impressionante e científico,
embora bem técnico, dos efeitos do estresse sobre a saúde humana, escrito por
um cientista.
-
SEMLER, Ricardo. Virando a própria mesa. 1. ed. Rio de
Janeiro: Rocco, 2002 - Ícone de um estilo de gestão, leitura fácil.
-
SERNOVITZ, Andy - Word of mouth marketing.
Rev. ed. Lewisville, USA: Kaplan Press, 2009. 232 p. - Não acrescenta
muito ao senso comum.
-
SERVAN-SCHREIBER, Jean-Louis. A arte do tempo. 1. ed. São
Paulo: Editora Cultura, 1991. 188 p. - Em parte por ser antigo, contém uma
abordagem incompleta de um assunto tão atual, mas com algumas observações
interessantes.
-
STEWART, Matthew. Desmascarando a administração. 1. ed.
São Paulo: Campus, 2010. 320 p. - Filósofo torna-se consultor e depois de 10
anos, compartilha suas vivências e sua visão ácida (por vezes, exagerada) sobre
os gurus e acadêmicos do mundo da administração, com algumas incursões em
Filosofia.
-
*SUTTON, Robert. Chega de babaquice! 1. ed. São
Paulo: Campus, 2007. 168 p. - Mostra como os “babacas” tem o poder de destruir
um ambiente de trabalho e como nos devemos livrar deles para construir um
ambiente produtivo.
-
SWEDIN, Eric; FERRO, David. Computers: the
life story of a technology. 1. ed. Baltimore: John Hopkins
University Press, 2007. 192 p. - Relato técnico, mas de fácil compreensão para
leigos.
-
*TALLER, Richard; SUSTEIN, Cass. Nudge - o empurrão
para a escolha certa. 1. ed. São Paulo: Campus, 2008. 280 p. - Livro
informativo sobre como conduzir a escolha das pessoas de modo a beneficiá-las,
com riqueza de exemplos.
-
TANCER, Bill. Click, o que milhões de pessoas estão fazendo
on-line e por que isso é importante. 11. ed. São Paulo: Globo, 2009. 272 p.
- Livro escrito por um especialista em correlacionar hábitos de navegação e
busca na Internet com a vida cotidiana.
-
*TOLSTÓI, Liev. Guerra e paz. 1. ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 2008. 280 p. – Romance histórico que descreve as guerras
napoleônicas na frente russa, em que são dadas verdadeiras lições de estratégia
de guerra.
-
*UNDERHILL, Paco. Vamos às compras - a ciência do
consumo nos mercados globais. 1. ed. São Paulo: Campus, 2009. 336 p. -
Mostra a riqueza de um trabalho organizado de observação dos clientes nos
locais onde eles compram.
-
*VEIGA, Francisco Daudt. O Aprendiz do desejo. 2.
ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005. 200 p. - Textos curtos muito interessantes
sobre diversos aspectos da Psicologia ligada à vida cotidiana.
-
VENTER, Craig. Uma vida decodificada - o homem que decifrou o
DNA. 1. ed. São Paulo: Campus, 2007. 416 p. - Interessante biografia do
cientista responsável pela decodificação do DNA humano.
-
*VIRINE, Lev; TRUMPER, Michael. Project decisions:
the art and science 1. ed. Vienna, USA: Management Concepts. 2007.
344 p. - Uma visão de Gestão de Projetos, temperado com considerações
estatísticas, mas escrito em uma linguagem acessível.
-
WEBBER, Alan. As 52 regras de ouro dos negócios. 1. ed. São
Paulo: Campus, 2009. 248 p. - Escrito pelo co-fundador da Fast Company, contém
alguns tópicos interessantes.
-
*WELCH, Jack; WELCH, Suzy. Paixão por vencer. 1.
ed. São Paulo: Campus, 2005. 384 p. - Livro de fácil leitura com boas dicas,
mas não se deve acreditar em tudo que está escrito, pois tem muita opinião
pessoal, mais aplicável ao estilo Jack Welch de administrar.
-
WELCH, Jack; WELCH, Suzy. Paixão por vencer: as respostas. 1.
ed. São Paulo: Campus, 2006. 240 p. - Continuação na esteira do sucesso do
livro anterior.
Webgrafia
A relação completa encontra-se no livro
|